Cupcakes, cake pops, macarons, brownies, pães de mel e bem-casados fantásticos, desenvolvidos especialmente para agradar as formigas de plantão. Woncakes, fabricando delícias para celebrar os momentos mais doces da vida!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Encontro Doceiras Brasileiras no Rio de Janeiro


O Woncakes teve o prazer de participar do primeiro encontro do grupo de Facebook Doceiras Brasileiras no Rio de Janeiro. Além de muito divertido, o evento foi a chance de ver de perto muitos talentos, experimentar delícias sem igual e conhecer as mais queridas doceiras e profissionais do ramo. Como podem ver na foto que abre o post, a mesa lindíssima deixa claro que o que não falta são delícias de qualidade aqui na Cidade Maravilhosa.


Cada doceira levou pelo menos uma guloseima para o encontro - o Woncakes levou algumas. Foram elas:

Macarons de brigadeiro branco 

Mini pães de mel de doce de leite e mini brownies sem nozes

Cake pops de baunilha com doce de leite

Mini cupcake Brigadeirão e Coco personalizados

Tudo feito com muiiito carinho! As fotos acima são da ótima fotógrafa Carolina Menezes, que cobriu com maestria o evento. Em breve, colocaremos os nomes de todas as profissionais presentes e detalhes sobre o que levaram, mas seguem algumas fotos de alguns dos diversos doces levados para te dar água na boca.


Você encontra estas e outras fotos lindas, além de informações sobre as delícias e as doceiras do evento na página do Woncakes no Facebook (é só clicar aqui). 


Um dos grandes destaques do encontro está na foto acima: a linda e DELICIOSA torta de nozes da Sônia Regina Fernandes! Muito bem recheada, molhadinha e saborosa , estava de comer de joelhos. Pois a Sônia foi muito gentil em passar a receita dessa maravilha de outro mundo. Sim! Ela passou mesmo! Está ai embaixo!

Torta de Nozes da Sônia Regina Fernandes

Ingredientes para a massa
06 ovos à temperatura ambiente
01 xícara (chá) de açúcar
01 xícara (chá) de farinha de trigo
01 colher (sp) de fermento em pó
½ xícara (chá) de nozes moídas

Modo de fazer: Separe os ovos. Na batedeira, bata as claras até o ponto de neve firme. Acrescente as gemas, uma a uma, sem parar de bater. Depois da última gema, bata por mais 10 minutos. Junte o açúcar peneirado e bata mais um pouco. Retire da batedeira. À parte, peneire a farinha com o fermento e misture as nozes moídas. Adicione essa mistura à massa, aos poucos, mexendo delicadamente com uma colher (fouet). Despeje numa forma de aro removível de 23 cm de diâmetro (usei p/o encontro a de 25), untada e enfarinhada ou, papel manteiga no fundo. Asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 30 minutos.

Ingredientes para a calda
01 xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de leite condensado

Modo de fazer: Misture bem os ingredientes da calda e reserve.
Obs da Sônia: Eu usei um pouco mais para molhar o meu bolo. Use sem susto essa calda, muitos não gostam de usar para evitar azedar o bolo, tenho usado direto e nunca aconteceu nada, deve ser porque o leite condensado contenha açúcar e ele é talvez o conservante dessa mistura.

Ingredientes para o recheio da baba de moça
01 xícara (chá) de açúcar
01 xícara (chá) de água
06 gemas
01 colher (sp) de amido de milho
01 vidro (200ml) de leite de coco

Modo de fazer: Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo para ferver até formar uma calda grossa. Na batedeira, bata as gemas até formar um creme. Com a batedeira ligada, junte a calda aos poucos, batendo sempre até formar um creme espesso. Dissolva o amido no leite de coco e acrescente. Leve de volta ao fogo até engrossar. Deixe esfriar.
Obs da Sônia: Essa quantidade deu para rechear uma das camadas do bolo que levei.

Ingredientes para o recheio nozes
01 lata de leite condensado
01 colher (sp) de manteiga ou margarina
01 xícara (chá) de nozes moídas
01 cx creme de leite

Modo de fazer: Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar (ponto de recheio). Deixe esfriar, se ficar duro, pode acrescentar um pouco de leite.
Obs da Sônia: No bolo do evento como sou exagerada e adoro recheio com gosto de nozes mesmo! Eu usei 02 caixinhas de leite condensado Itambé + 02 colheres de sp de margarina Qualy + 1 ½ de nozes moídas + 01 cx de creme de leite Itambé. Ficou uma consistência legal, que recheou 02 camadas do bolo.

Ingredientes para a cobertura (opcional)
02 claras
04 colheres (sp) de açúcar
01 colher (sp) de gelatina em pó sem sabor
01 colher (chá) de essência de baunilha
01 lata de creme de leite (sem o soro)

Modo de fazer: Bata as claras com o açúcar até obter um suspiro firme. Hidrate a gelatina com 04 colheres (sp) de água fria. Adicione ao suspiro a gelatina hidratada e a baunilha. Retire da batedeira e misture delicadamente o cremem de leite.

Obs da Sônia: Para o evento, fiz duas receitas de bolo. Para poder prensar, usei o aro 25 e acomodei as camadas de bolo distribuindo sutilmente no aro para acomodar e ficar legal. Coloquei 02 camadas de recheio de nozes intercalado por uma de baba de moça (01 receita do recheio para ficar muito gostoso!). Não se esquecer de regar com a calda do leite + leite condensado. Não se preocupe, essa calda é q dá um toque especial ao bolo (eu rego como gente grande, sem medo!).

Durabilidade: 05 dias
Obs da Sônia: Fora da geladeira mesmo com a calda com leite fica legal até uns 03 dias sem azedar (nunca experimentei + dias, porque  não sobra!!!) , na geladeira fica o máximo até 05 dias ou 06 (depende se ninguém comer tudo antes disso!). Quanto mais geladinho melhor e mais gostoso. 


Huuuuum! Vale a pena cada detalhe! Divino! E ótima opção para o seu Natal! Mas se você não quiser ter o trabalho de fazer tudo isso, sem problemas: a Sônia aceita encomendas desta e muitas outras delícias - entre em contato no e-mail soniafernandes.cakedesigner@gmail.com ou pelo telefone (21) 7856-0794.

 Por falar em Natal, no próximo post teremos detalhes das delícias especiais do Woncakes para o final de ano. Não perca! 

Um comentário:

  1. Todos os doces realmente estavam maravilhosos e fantásticos, fou um prazer a Mago poder estar juntinho de todos e realmente esse bolo da Sônia fez sucesso assim como os maravilhosos macarons da Woncakes. Parabéns!

    ResponderExcluir